Blogger Widgets

Fly Lady - Adaptando a minha realidade

Ola meninas, tenho feito a partir desse mes de fevereiro posts sobre o Fly Lady la  no instagram @mylovefamilia

Como ja disse em outro post eu uso esse metodo ha muitos anos, escrevi esse ultimo post ha alguns meses mas de la pra ca muita coisa mudou e resolvi reescrever um post sobre o Fly Lady explicando melhor como adaptei pra mim e do que o metodo trata. Vou tentar ser mais objetiva e tambem atualizar a forma como tenho feito desde junho do ano passado.



Bom, vamos la.


A palavra Fly Lady é um anagrama de F.l.Y = Finally Loving Yourself ou seja: finalmente amando-se...moça 
É um método para limpar, organizar e manter seu lar criado por uma americana chamada Marla Cilley em 1999. Ela iniciou o método dentro de sua própria casa e levou anos para adaptá-lo ao uso comum. 




O método é dividido em 31 passos chamados Baby Steps, você deve dar pequenos passos (baby steps) por dia, e repetí-los aos longo dos 31 dias, não são passos impossíveis! 
No sistema Fly lady você aprende que o importante é fazer um pouco por dia! O pouco vale muito!  





É preciso ter uma rotina, separar a casa em zonas para organizar e limpar, não tentar fazer uma mega faxina num único dia! A ideia é manter o lar e o que você já limpou! Assim te sobra tempo para outras atividades, inclusive mimar você...ou seja F.L.Y

Nao sigo a risca metade dos passos, mas quando iniciei como Fly eu os cumpri ao longo de 31 dias.  



Acho muito importante segui-los de uma forma ou de outra.

Eu uso esse método há anos! Muita gente me pergunta sobre e como me organizo! 

A Verdade é que adaptei o método a minha realidade! É preciso um sacrifício e vc precisa abandonar velhos hábitos como querer meter a real e fazer mega faxinas todos os dias! É preciso mudar e entender que é um pouco por dia todos os dias! Abandone esses vícios (sim faxina é uma delícia mas eh um vício tb) e mude sua rotina, sua vida! 


Veja seus filhos crescerem sem ser na frente da TV e do IPad enquanto vc lava o chão todo dia! Tenha tempo livre pra arrumar uma mesa de jantar! Tenha tempo pra você! Tenha qualidade de vida como dona de casa e aprenda tb que a vida passa e a sujeira vai estar sempre lá! Então relaxar tb é preciso indiferente do método!  




Vou fazer um post somente com a lista dos 31 passos






Bom vou fazer um resumao pra voces e explicar mais ou menos como faço


1 - Criar rotinas



Voce deve criar rotinas matinais e noturnas

Matinal: acorde, se vista para passar o dia, arrume a cama, cheque sua lista de tarefas, higienize o banheiro, coloque as roupas na maquina de lavar, varal, arrume a mesa do cafe, veja sua lista de tarefas para o dia e faça seu trabalho, seja ele no lar ou na rua.

Noturna: arrume a cozinha, separe suas roupas para o dia seguinte, reveja seus compromissos, separe contas a pagar.





Como eu faço: 


Matinal: acordo cedo, coloco uma roupa de batente: legging, camiseta, tenis basico, faço toda a
minha planilha de serviços domesticos da manha que inclui 1 x na semana cuidar de uma ZONA da casa, ai sim tomo banho, me visto para passar o dia e fazer tarefas que nao demandam esforço bruto, arrumo a cama, acabo de arrumar a mesa do café, tiro os meninos da cama, tomo cafe com eles, faço serviços leves com eles como colocar a roupa na maquina, lavar uma loucinha, brinco e passeio com eles ao sol e depois os levo para o colegio.

Norturna: lavo a louça, seco e guardo, arrumo os balcoes da cozinha, revejo minha lista de tarefas, separo a roupa para o dia seguinte, deixo a mesa do café pre colocada, preparo as mochilas para os cursos extras e a mochila escolar, separo uniformes.


Dica: deixe uma bandeja com itens de cafe da manha pronta no armario e outra na geladeira com cafe, geleias, manteiga etc. Assim de manha voce leva tudo de uma vez pra mesa e leva td de volta pra cozinha! Tempo é ouro !





O que eu acredito ser o mais importante na parte CRIE ROTINAS:

- não sair de casa sem arrumar a cama
- não ir dormir com louça na pia (isso claro dentro das suas condições fisicas e cansaço)
- ter listas de tarefas do dia, da semana e do mes.
- se arrumar para passar o dia logo cedo, eu acredito que se perde um tempo grande ao longo do dia pra se fazer isso e correr para ir ao mercado...eu gosto do: estou sempre pronta!



Todos os meses crio planilhas de tarefas a fazer dentro daquele periodo, me ajuda demais a saber o que é preciso fazer! Por exemplo: gosto de fazer uma planilha para o mes de dezembro que me ajuda a planejar o natal, as comprar, as idas ao mercado, tudo que é preciso resolver, gosto de destralhar a casa e preparar as doaçoes, lavar roupas pesadas que estao guardadas desde o inverno e tb tapetes, cortinas etc. sem essas planilhas eu ficaria louca!



2 - Declutter - Destralhe

O ponto aqui é que é quase impossivel limpar e organizar uma casa se há varios objetos fora do lugar, inclusive dentro de armarios, gavetas e mesas. Mas, voce nao pode e não deve querer fazer isso de uma vez só, voce vai se estressar e abandonar a tarefa em pouco tempo, se tiver que ficar indo e voltando colocando coisas no lugar. O jeito certo pelo método é voce ligar um timer de cozinha em 15 minutos, pegar um cesto e sair pela casa pegando os objetos e colocando nesse cesto ou colocando as coisas no lugar correto naquele comodo ou jogando fora coisas que voce nao precisa como revistas, contas velhas etc.

Nao ultrapasse esse tempo! Lembre-se: sua casa nao ficou bagunçada do dia para a noite, logo, voce nao vai conseguir colocar tudo no lugar assim de uma hora para outra. Respeite o tempo e faça 15 minutos TODOS os dias! Te garanto que em pouco tempo voce vai ter entrado numa: ROTINA! Item 1 alcançado com sucesso!




Como eu faço: todos os dias pego um timer, um saco de lixo e um cestao, vou colocando dentro meias, chinelos, bonecas, jogos, elasticos de cabelo, tudo o que encontro fora do lugar, aproveito para jogar no saco de lixo contas velhas, revistas, folder, anuncios, etc...a noite na minha ROTINA NOTURNA coloco tudo no lugar.

Por ter me habituado com o metodo eu nao acumulo coisinhas, por exemplo: recebi uma correspondencia, abro, se nao me interessa ja descarto, nao acumulo bagunças em gavetas, se tiro ou alguem tira algo no lugar peço para colocar de volta assim que usar, é automatico, acredito que gasto o dobro do tempo colocando coisas de volta no lugar de onde as tirei, entao procuro SEMPRE usar e devolver...colocar tudo no seu lugar...






Dica: compre em lojas de 1.99 caixinhas para guardar suas coisas dentro das gavetas, as gavetas de baguncinhas tb podem e devem ser arrumadas!

3 - Dividir a casa em zonas


Eu fazia de uma jeito porque tive um Flyenciadora que me ensinou a trabalhar 15 minutos por dia em cada comodo da casa. Ano passado resolvi estudar melhor meu CJ Control Jornal e todas as minhas anotações do Fly Lady e percebi que estava fazendo algumas coisas erradas, por isso refiz minha rotina da seguinte forma:

Separei a minha casa em ZONAS, ou seja, agrupei comodos em zona 1, zona 2, zona 3, zona 4, etc. Minha casa é grande voce deve adaptar a planta da sua casa. Entao a zona 1 da minha casa seria por exmplo: entrada, varanda de brinquedos, atelie.

Uma unica vez na semana eu faço uma faxina DETALHADA nessa zona, eu limpo armarios, limpo os objetos, expano tudo, o teto, as janelas, os moveis, levo 1 hora em cada um desses comodos em media, cada zona da minha casa eu deixei ter 3 comodos. Entao trabalho 3 horas numa semana nessa zona.

E nos outros dias? Nos outros dias eu faço a bençao do lar, ou seja, eu cuido de todos os comodos de um modo mais leve, mantendo assim a grande faxina e tempo que dediquei a eles. Para fazer essa benção eu levo de 10 a 30 minutos em cada comodo, e trabalho apenas naqueles que sao mais criticos como banheiro social, entrada, varanda de brincar. Essa bençao eu faço de 2 a 3 x na semana, tudo depende da minha lista de tarefas da semana.

Vantagens: nao passo o dia limpando, nao encarde tudo pq estou sempre mantendo limpo e organizado, me sobra tempo pra tantas outras coisas!


MEU HABITO ANTES DE REVER O CJ

Como eu fazia ANTES e pode te ajudar se voce trabalha fora ou dispoe de pouco tempo para limpar a casa 1 hora em cada comodo, nao separava a casa em zonas de comodos agrupados e sim cada comodo era uma zona e nela eu trabalhava 15 minutos POR DIA durante TODA uma SEMANA, ou seja ao longo de 7 dias eu havia gasto quase 2 horas por cada comodo, limpando em detalhes o que dava nesses 15 minutos diarios!


Por exemplo:

Semana 1 COZINHA

- segunda-feira: limpe a geladeira e organize
- terça-feira: limpe a despensa e organize
- quarta-feira: limpe o fogao (limpeza de forno, etc) , fogao de molho voce passa um pano nos azulejos
- quinta-feira: limpe microondas, passe pano nos armarios.
- sexta-feira: organize as panelas, os plasticos, arrume debaixo da pia.

No sabado voce fica so com pano pra passar. Bom, eu acho que apenas 15 minutos nao é suficiente, por isso a rotina nessa parte nao estava me atendendo e tive que rever minhas anotações, em agosto do ano passado voltei mas, eu acho que se voce dedicar por dia 30 minutos para cada zona, no final da semana ela estará impecavel e voce vai ter pouco para fazer.






- 15 minutos


Que é o que falei acima, de acordo com o Fly Lady voce deve fazer suas tarefas diariamente dentro desse espaço de tempo controlado. O metodo diz que voce vai se surpreender com o que dá pra fazer nesse tempo. Revendo meu controles e minhas anotações sobre o Fly Lady percebi que o tempo de uso tambem me trouxe habitos ruins, por isso é preciso anotar tudo que voce encontrar de relevante sobre o metodo e estudar sempre suas anotações.

Como eu faço: Acredito de verdade nos 15 minutos, uso no dia a dia, mas, como bem expliquei nao para a faxina, e sim, para pequenas tarefas e tambem no passo 2 declutter e muito para tratar um Hot Spot, meu atual hot spot tem sido meu atelie de costura, tem acumulado bagunca ali, mas tenho dedicado 15 minutos todos os dias desde janeiro para colocar ordem nele diariamenteo.

Como falei e repito: adapte o metodo a sua realidade, faço as missões, setorize, crie rotinas, mas, não desista porque nao consegue seguir! Esse pode ser o erro! ADAPTE!


O que acho importante:

- criar planilhas de rotina para a semana, para o mes. Segunda feira dia tal vou limpar tal e tal coisa, terça feira vou organizar tal e tal gaveta.

- criar listas de compromissos, coisas a fazer na rua, andar com o caderninho de listas ou baixar apps no celular pra te auxiliar

- criar e seguir uma rotina de limpeza e organização dentro da sua realidade de vida e tempo disponivel, nao é porque a fulana de tal faz que voce DEVE conseguir fazer tambem! Sem estresse, cada casa é um caso e so voce sabe o que fazer e como fazer.

- nao pular programação da rotina e das planilhas! É importante manter o ritmo, se voce deixar passar um dia vai acumular pra outro dia!  Vai ficando pior

- aprende a se desprender do que nao é relevante, doe revistas velhas, jogue fora contas antigas, papeizinhos dentro de gavetas e afins.

- Crie uma rotina para a manha: acorde 30 minutos mais cedo, arrume a cama, tire o lixo, limpe a privada e a pia, troque as toalhas. Se arrume, Tome cafe. Faça o resto.

- Crie uma rotina noturna: limpe a cozinha, deixe a mesa do café pre arrumada, deixe as mochilas dos filhos prontas perto da porta, arrume sua bolsa, reveja seus compromissos, separe a roupa que vai usar.

- Controle seu tempo para fazer as tarefas, começe com 1 hora para arrumar o quarto, vá baixando para 45 minutos, 30 minutos...quando voce ver em 15 ou 20 minutos minutos voce arrumou a cama, passou uma vassoura, tirou o po e colocou a roupa para lavar. Acredite! Eu levo em media 20 minutos para fazer isso!

- Aprenda a controlar o tempo para cada tarefa, vai lavar louça? FOCO FOCO FOCOOOOOO NO COPO! Nada de ficar olhando o @mylovefamilia! Foca na louça e termina TUDO o que iniciar! Depois voce olha o facebook, o IG ok?!

- Tire do lugar, coloque de volta quando usar! Ensine sua familia com carinho a fazer o mesmo, um lar funciona como uma orquestra...todos afinados e em sintonia e tudo flui como uma linda musica!



Deixo aqui links legais para quem quiser saber mais e conhecer o metodo:

Site oficial Fly Lady, onde voce se cadastra e recebe tudo que possa imaginar do metodo: http://www.flylady.net/

Pra mim o melhor blog BRASILEIRO sobre o assunto: http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/
A Roseli é top demais!









Vou fazer um post sobre elaboração de cardapio e mais outros sobre Fly Lady, espero que tenham gostado dessa atualização!


Meninas, espero que o texto ajude quem deseja iniciar uma rotina para organizar o lar, que tenha tirado duvidas sobre o metodo, e que clareie as ideias para que voce possa fazer do seu jeito pensando nos pilares: rotina, destralhe, setorize e faça em 15 minutos.

Um super beijo, gosto muito de escrever no blog e quero pegar gosto de novo por esse canto!

Depois me conta o que voces acharam! Ficarei muito feliz! Beijocas!

Keli

9 comentários:

  1. Te sigo a muito tempo (mas escondidinha quase nunca comento��) Achei maravilhosa a atualização. Tive bebê a um ano e decidi me dedicar apenas a ela e o lar. E é em vc e em suas postagens que me inspiro e vendo o bem que faz a minha casa e família ser cuidada com carinho e amor que tenho forças para seguir feliz nesta decisão. Obrigada Keli����

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Keli, conheci seu blog em agosto de 2015! Acessei os links para conhecer o método fly e desde então tenho utilizado em minha vida, sempre fazendo adequações... Levei 2 meses para fazer o declutter em toda a casa... Babysteps e ainda faço adequações em busca da rotina ideal. Quero agradecer pois vc me inspira e me ensina a ser mais organizada e dedicar me com todo amor a minha família. Mto obg Mariana

    ResponderExcluir
  3. Já estou organizando minha rotina. Inclusive já criei uma para minhas crianças também. Agora vou para a parte do cardápio semanal.
    Muito obrigada pela boa vontade de compartilhar e ajudar.
    Grande beijo ♡

    ResponderExcluir
  4. Querida Keli! Aqui é a Gisele, de Atibaia city! Obrigada por ser "real" e me inspirar a cuidar da minha família, pois depois que me tornei mamãe (2 lindas princesinhas), me perdi nas tarefas, a rotina inexistiu e minha casa ficou daquele jeito. Me sintia muito mal....mas comecei a te seguir no insta e Deus tem usado tua vida pra me ajudar, pra me reanimar. Gostaria muito que soubesse disto. Vc é muito especial! Muito obrigada! Que o Papai do céu continue regando com paz, amor, alegria e saúde este lindo jardim que é vc e tua família

    ResponderExcluir
  5. Olá, Keli!

    Me chamo Evie (pronuncia-se Ivi) e te sigo no IG, mas diferente de muitas pessoas, amo blogs. Você é minha inspiração para usar o método FLY Lady. Acredito que várias pessoas já te falaram isso também. :) Bem, comecei a usar o método pra valer agora em fevereiro, no meado de janeiro fui lendo e tentando entender, mas como o site oficial é em Inglês e, apesar do meu PC traduzir, muita coisa fica confusa por ser ao pé da letra... e como não tenho treinado meu Inglês há uns anos, tenho tido muitas dificuldades. Você e o blog da Roseli é que tem me ajudado. Trabalho fora, mas tenho me surpreendido com o método e as coisas que tenho conseguido fazer. Confesso que nesta segunda semana tive dificuldades em seguir as Missões e cheguei até a pensar em parar e tentar voltar novamente. Porém, analisando tudo o que é dito no FLY Lady e nos seus posts do IG, estou focada a continuar, porque nada que com calma, paciência e, principalmente, amor não se resolva. Bem, gosto muito de falar, como você deve ter percebido, mas vou me despedindo e, tenha certeza, de que iremos interagir muito aqui no seu blog. Que aliás é lindo! Parabéns e muito obrigada por ser esta mulher abençoada, iluminada na vida de quem precisa. Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  6. Achei meio confuso e trabalhoso, mais necessito de uma rotina e vou começar a pôr em prática.... principalmente por causa da minha filha, não quero q ela seja desastrada e bagunceira igual a mae... queria ver como vc monta seu cardápio, pra eu ter uma ideia, assim como vc tbm preciso correr atrás para ter o que quero.... e economia e meu nome kkk.... bjo Grande

    ResponderExcluir
  7. Comecei a te acompanhar pelo ig. Tô adorando. Mas trabalho fora e preciso de rotina. Me ajude. Bjs😙

    ResponderExcluir

Comentarios anonimos sao liberados, o blog possui ferramenta de rastreamento de IP e de usuarios cadastrados com contas Google.