Blogger Widgets

Como elaborar seu cardapio da semana, economia domestica e organização!

Esse post ja existiu no blog, mas resolvi publica-lo novamente e complementa-lo, algumas fotos foram excluidas porque hoje nao consumimos mais: suquinhos prontos, docinhos, salgadinhos, biscoitos, achocolatados prontos, entao exclui as fotos. beijocas!



Vamos la!

Acredito de verdade que o primeiro passo para a economia domestica é PLANEJAR as compras da semana ou do mes, mas como? Criando um cardapio de preferencia semanal ou quinzenal, listar o que realmente precisa comprar e ai sim ir as compras. Entrar no mercado despida de uma lista...com
fome e cheia de emoções gulosas nao vai dar muito certo nao!

Ir ao mercado somente com sacolas e carrinho, sem ideia do que vai cozinhar, sem foco, sem um cardapio e uma lista planejada com toda certeza vai fazer voce comprar bobagenzinhas, coisas desnecessarias que nao vai usar tão cedo ou quem sabe ate coisas que logo vão estragar e voce vai sim amiga perder dinheiro. Claro que salvo excessões, há sim, pessoas que nao dependem de listas e cardapios e que vao ao mercado e fazem sempre melhor! Masssss...estou aqui falando de como EU faço e como eu acho que funciona pra quem assim como EU é uma criança no mercado que quer danoninho, fandangos e trakinas! :)

Então, meu conselho é: planeje um cardapio, faça uma lista de compras, vá ao mercado, volte e organize tudo para durar o maximo possivel e facilitar sua vida do dia a dia!


Sobre o cardápio semanal

Acho super importante uma alimentação saudavel e balanceada, mas, sem neurar muito, se voce quer fazer uma noite de lanche ou pizza, nao vejo nada de absurdo...

Para elaborar o cardapio eu penso em coisas simples e faceis de preparar, coisas que consigo deixar pré pronto na geladeira ou que cozinham rapidamente. Meu cardapio semanal inclui geralmente: um dia de peixe, um dia de frango, um dia de omelete, um dia de massa e um dia de lanche, os finais de semana ficam livre para comer pizza ou fazer hot dog e outras coisinhas.


almocinho dos pequenos, arroz, pure, feijao,
hamburguer caseiro de frango e saladinha
Não consumimos carnes vermelhas (vaca) então nosso cardápio limita um pouco, pra quem consome pode facilitar (coitada das vaquinhas :). Ninguem aqui em casa leva marmita então faço as porções medias para o jantar, para o almoço dos meninos ou uso o restinho do jantar ou faço algo quentinho na hora do almoço pra eles, sempre tenho na geladeira nhoque pre cozido, macarrao recheado pre cozido, legumes cozidos, tambem mantenho no freezer potinhos com molho vermelho pronto e potes de feijão cozidos já temperados, é só descongelar e fazer um almocinho pra eles.

Nunca sirvo miojo e coisas do tipo pra eles, isso nunca.

O ideal é que seu cardapio contenha coisas fáceis e rapidas de preparar como macarrão, risotto, peixe na frigideira, não esqueça de incluir porções de saladas e legumes em todas as refeições ou na maior parte delas.




Faço meu cardapio da semana seguinte na quinta a noite, na sexta-feira faço mercado para a semana seguinte e só compro o que vou usar e alguns excedentes como creme de leite e leite moça para alguma gordice de ultima hora. Levo uma lista do que comprar, economizo tempo no mercado e dinheiro dessa forma.  Alem disso a familia ja sabe o que "teremos para o jantar", deixo afixado na cozinha o cardapio e funciona que é uma beleza, porque eu ja sei o que devo fazer e nao abro a geladeira e fico pensando na frente dela.



Voce pode elaborar um cardapio em uma planilha excel  e pendurar na porta da geladeira para toda sua familia veja e voce tambem consiga se orientar...nao adiante guarda-la no computador, imprima e use-a!

Aqui nesse blog tem ideias otimas para fazer quadro para cardapios: http://www.tuorganizas.com/2013/11/cardapio-da-semana-ou-do-mes.html




Bom vamos ao que interessa então, como elaborar o seu cardapio

Ficar sem planejar um cardapio vai te deixar maluquinha, voce vai passar horas pensando no que fazer e se tem filho pequeno no meio ai complica, porque voce vai ter que fazer tudo correndo demais e nada vai ficar bom! Agora que voce é dona absoluta do seu lar é hora de se organizar e colocar em ação o que sua mãe fazia quando voce morava com ela, crianças e marido precisam de sustancia :)  e não dá pra comer só saladinha com grelhado todo dia amiga!

Então bora planejar um cardapio que tenha como base a boa e velha piramide alimentar...lembra dela?!



explicadinho:

- pães, batatas, graoes e cereiais são a base diaria (tem que ter moderação claro)
- legumes, verduras e frutas são a segunda maiores porções do que voce deve ingerir
- carnes, peixes, ovos, veggies, leites, queijos e derivados devem ser a pequena parte do que voce deve ingerir
- e por ultimo mas nao menos importante no topo da piramide temos as gorduras boas, omega 3 , azeites etc que temos que ingerir tambem

Recomendo que voce procure uma nutricionista caso tenha duvidas sobre essa piramide e voce ou alguem na sua familia precise de uma dieta especial, com mais ou menos itens. 


Meus filhos amam legumes e come-los nao é um problema, mas se voce ou seus filhos nao curtem muito sugiro que voce faça caldos de carnes e legumes para cozinhar o arroz ou a carne, ou coloque beterraba e abobora no feijao na hora de cozinhar, fica bem saboroso e os Pequenos não percebem tanto. 

Uso uns truques tambem, faço pure de batatas e coloco ervilhas frescas nele, depois levo ao forno para assar um pouquinho...eles amam demais! Não uso aqueles cubinhos de legumes, de caldo de carnes, nada disso, nao gosto, acho que tem muito sal naquilo, se tenho tempo faço um caldo de legumes com 1 cenoura, 1 cebola, 1 pimentão, salsinha e cebolinha e oleo de girasol, depois bato tudo no liquidificador, coloco nas forminhas de gelo e depois guardo em saco zip no freezer. Bem facil.




Bom, vamos lá menina, parta do principio que todas as suas refeições deve ter uma base + uma proteina (carne, soja, etc) + acompanhamentos, por exemplo pratos assim: macarrao + almondegas + salada  OU arroz+feijao + peixe + vagem, entendeu?!


BASES que voce pode usar para montar seu cardapio: arroz, feijão, arroz+feijao, arroz colorido) macarrao, lentinha, soja, ervilha cozida, ervilha partida, feijao branco, macarrao.

CARNES que voce pode usar para acompanhar: peixe, mariscos, camarões, vieiras, lulas, frango, linguiça suina. linguiça de frango, salsichas, carne vermelha em geral, carne de caça, carne suina

LEGUMES E VERDURAS todos que voce e sua familia gostar.


Elaborando o cardápio

Voce vai pensar numa semana de 7 DIAS, então pegue papel e caneta e faça uma coluna com 7 BASES (ver acima os exemplos), depois voce vai fazer outra coluna com 7 CARNES e depois uma coluna com varições de legumes e verduras.

Voce vai LIGAR uma coluna a outra com coisas que combinam tipo: arroz+feijao com carne moida e salada de acelga. Ou: macarrão alho e oleo com file de tilapia e salada de rucula com tomate cereja. E assim vai!

Recomendo que voce faça 2 dias com carnes + um dia vegetariano pra dar uma desintoxicada + 1 dia com frango + 1 dia com massa

Ficaria assim


Resumindo: uma carne + base + legumes e saladas dando o colorido no seu prato



Pense nas formas de preparo que voce sabe fazer dos alimentos, peixe eu gosto de fazer assado no forno ou
cozido na panela em camadas com legumes. Quando eu penso em frango eu penso no que posso fazer como estrogonofe, ensopadinho com legumes em cubinhos, no forno com batatas, grelhado na frigideira com pouco azeite, é so pensar nas formas de preparo e ai voce vai variando de acordo com o que sua familia gosta e aceita bem, não da pra fazer coisas mirabolantes em plena segunda-feira como frango a parmegiana, da trabalho demais, a não ser que voce queira.

Voce pode variar o penne (macarrao) servindo com tomatinhos picados, pimentoes e camaroes ou frango desfiado, ou pode ainda cozinhar o macarrao tipo parafuso esperar esfriar e fazer uma salada de macarrão com cenoura ralada,  + atum + salsinha + maionese, sua familia vai amar!

Pense em formas simples de preparo, rapido e que voce consiga preparar o jantar em menos de 45 minutos



Para legumes não tem muito segredo, tem quem goste de alguns cozidos outros crus em saladas, no caso a abobrinha que dá pra usar dos dois jeitos, gosto tambem de rechear fica otimo. É legal tambem saber quais são os legumes, frutas e verduras da epoca pra não pagar muito caro ou comprar coisas que não tem bom sabor, morangos só sao docinhos na epoca deles que é no inverno e assim vai...fora o preço que vai la em cima quando tem estiagem ou chove demais em determinadas regiões onde os alimentos sao produzidos, é bom sempre ficar atenta.





DICA MUITO LEGAL: 
Sempre me oriento por essa otima tabela..aqui tem uma lista de todos os alimentos e suas épocas: http://www.ceasacampinas.com.br/novo/Serv_Alimentos_Epoca.asp


Ao comprar os legumes preste muuuuuuuuita atenção ao que está escolhendo uma batata estragada vai comprometer sua geladeira com o cheiro pessimo, tomates batidos nem pensar e fique de olho na beringela, olhe TODA a casca, se tiver um unico furinho tenha certeza que lá dentro no seu interior tem um bigato, aquelas larvas medo, as vezes voce nem percebe e prepara assim mesmo....ecaaaaaaaaa. Couve flor quase sempre vem com larvas, é importantissimo deixa-las de molho por pelo menos meia hora em solução de limpeza de legumes para que as larvas saiam...particularmente tenho comprado couve flor congelada...peguei nojinho...


Para o dia a dia

Arroz - Faço no dia, nao consigo congelar, passo o arroz na panela com alho e depois coloco agua fervente sal e deixo cozinhar, se sobra um pouco uso no outro dia para o almoço dos Pequenos.

Feijão - Deixo de molho 1 hora antes de cozinhar, cozinho por mais ou menos 30 minutos, abro a panela e tempero com azeite, tempero baiano (mistura de temperos), coloco tambem bacon fritinho ou linguiça, aperto os grãos com um martelinho de socar e deixo em fogo baixo para engrossar o caldo, guardo em potinhos no freezer para o dia a dia.

Saladas - lavo tudo quando chego do mercado, e se possivel ja guardo tudo separadinho em sacos do tipo Zip para que na hora de comer estejam limpinhas e frescas. Leia aqui no Panelinha mais dicas: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/oneisfun--519 e veja um video legal da Rita ensinando a fazer molhos para saladas:



Legumes - deixo tudo lavadinho na geladeira, se tenho tempo com base no cardapio ja deixo tudo cozido e picadinho na geladeira em potinhos separados para a semana toda, facilita muito. Mas tambem deixo inteiros como a cenoura e claro a batata que nao da pra guardar crua e cortadinha, ela fica escura.

Carnes - não separo bifes (frango) um a um, compro porções que vou usar de um unica vez por refeições, então se num pacote de linguiça vem 1 kilo eu farei 1 kilo, mas se na sua casa são poucas pessoas eu recomendo que voce separe as porções de carnes de acordo com o que vai usar no dia do seu cardapio. Por exemplo um casal com 1 filho, eu separaria 5 bifes, 2 para cada adulto e 1 para a criança, mas ai voce tem que pensar em como é sua rotina, se seu marido leva marmita, etc...

Polentas - voce pode servir polenta no lugar de arroz e feijao, costumo fazer uma aqui em casa recheada coberta com linguiça e molho, visite meu caderno de receitas: http://ilovereceitinhas.blogspot.com.br/


Tenha sempre na sua geladeira ou despensa coisas faceis e rapidas de preparar como massas prontas frescas, macarrão, polenta instantanea, peito de peru para fazer um molhinho rapido com tomates ou creme de leite e palmito, tenha sempre ovos, um omelete com cebola, tomates e salsinha é otimo e salva um jantar em menos de 10 minutos. Tenha tambem aquelas bases tipo RAP10 integral ou light que voce pode fazer um sanduiche com queijo e alface. Tenha sempre latas de atum e sardinha na despensa, elas quebram um galhão para fazer uma saladinha rapida mais completa. No domingo eu tenho o habito de cozinhar 1 kilo de peito de frango, desfiar e guardar em 4 saquinhos porções de 250gramas no freezer, uso na semana para preparar almoços rapidos, lanches etc...voce pode fazer o mesmo com carne moida, carne desfiada e afins.

Se voce tiver disponibilidade tire um dia do final de semana para preparar uma torta salgada de carne moida ou frango para a semana, assim como uma lasanha de beringela que voce pode preparar no domingo, guardar na geladeira bem embalada para comer numa quarta-feira por exemplo...vai ser delicioso chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar um mimo assim...só que voce ja se antecipou e nem vai ter tanto trabalho, é só esquentar e servir.


Para receitas recomendo:

http://deleitedavida.wordpress.com/receitas/

http://cybercook.com.br/cardapios.php




Como organizo as compras

Fazer compras toda semana pra mim é rotina e eu gosto muito, não deixo ninguem ir no meu lugar, eu gosto de fazer mercado, e quando chego em casa com as compras é uma operação de guerra pra colocar tudo no lugar...vou comentando nas fotos que acho que fica mais fácil.

Para fazer o mercado eu preparo antes de tudo o cardapio semanal com o jantar, almoço e final de semena daqueles dias, assim ao ir as compras eu consigo formular uma lista do que comprar, economizo tempo no mercado e dinheiro claro!

Levo para o mercado sacolas grandes retornaveis e nelas coloco tudo separado, em uma coisas de geladeira, na outra coisas da despensa (latas, macarrao, arroz) na outra coloco verduras e legumes, refrigerantes e sucos coloco em caixas, facilita tirar tudo e organizar no lugar certo.

Com a compra feita eu organizo minha despensa, toda semana, sim toda semana tiro tudo e limpo. Arrumo a geladeira e limpo tambem toda semana e o freezer a cada 15 dias. Antes eu comprava frutas e legumes do mercado, mas passei a comprar na feira, gosto mais do frescor e tambem do precinho!


Agora vou mostrar e comentar as fotos de como organizo a geladeira e despensa por aqui.



primeiramente providenciei cestinhas e caixas para organizar tudo

coloco todas as frutas de molho em uma solução de agua e hidroesteril (encontro no mercado e é distribuido gratuitamente no posto de saude), deixo de molho por 5 minutos, lavo em agua corrente, seco uma a uma e coloco em cestas na geladeira, faço o mesmo com uvas, etc...

lavo tambem os tomates e guardo assim...ainda nao percebi se as cebolas passam cheiro para as frutas...mas ate hoje ninguem reclamou...

todas as latas são lavadas antes de ir para a prateleira, lavo e seco todas antes de guardar, na hora de usar so passo na agua novamente para tirar a poeirinha...As latas ficam organizadas por tipo de alimentos, molhos juntos, milho, ervilha, feijoes, etc...tudo junto numa mesma bandeja na despensa


Se vou guardar pacotes de macarrao, feijão e farelos nas prateleiras passo um pano umido com agua e alcool 70%  em todos antes de guardar...




organizo as latas e caixas UHT por data de validade, o que vence primeiro vem na frente para ser usado primeiro e o que vem chegando depois vai para tras...assim nada estraga...


o mesmo vale para gelatinas etc...mantenho tudo junto que é para preparo, tipo maria mole, leite moça, pudim, gelatina...etc...

Pacotinhos abertos mantenho todos juntos bem fechados com prendedores em uma unica bandeja

Se voce vai guardar restinhos de comidas em potinhos, é bom colocar uma etiqueta com o que é cada coisa, se possivel com data de vencimento que veio na embalagem original, no meu blog tem um freesbies de etiquetas pra voce se organizar, ta aqui: http://mimosdavale.blogspot.com.br/p/free.html



separo os alimentos nas bandejas por categorias, tipo: coisas de cafe, cha, etc...




itens para levar a mesa no café da manha tambem ficam separados numa bandeja com cafes, achocolatados, capuccino e chas.






Ingredientes para preparo de doces deixo tudo em potinhos...granulados...etc...




a despensa arrumada...



Geladeira


tenho duas na cozinha e isso facilita bem, mas se voce não tiver no tem problema é so organiza-la melhor!


a primeira coisa é providenciar cestinhas e bandejas para se organizar



essa dica é 10: deixo na geladeira uma bandeijinha com itens de café da manha, com manteiga, cream cheese, geleia etc...ai na hora de levar pra mesa eu levo a bandeja  e depois coloco tudo de volta e trago para a geladeira.


 
Coloco uma tigela na geladeira para guardar os molhos, maioneses e afins, assim fica facil encontrar... 
requeijão tudo juntinho na porta...



Lavo todos os potinhos de iogurte, danoninho, sucos e leitinhos fermentados antes de guardar na geladeira, lavo com sabao neutro e seco antes de guardar...




depois guardo na geladeira assim, separadinhos



produtos a granel como azeitonas eu guardo em potinhos na geladeira, tiro dos saquinhos que veem do mercado. Numa bandeia da geladeira mantenho esses ingredientes como queijos, bacon e azeitonas


se tem requeijão de bisnaga em aberto guardo assim num potinho fechado,

guardo as batatas em saquinhos assim....

As frutas como melao e melancia eu lavo, corto e ja guardo em potes para facilitar na hora de comer...

Geladeira arrumadinha



Guardo paes de forma e de hamburguer na geladeira, na hora de servir eu esquento na torradeira ou no forninho

comidas que sobraram do jantar ou almoço em tigelinhas na geladeira por ate dois dias

tenho duas geladeiras e acho que isso facilita, entao no freezer de uma eu coloco os sorvetes e doces congelados.


na geladeira mantenho uma bandeja com coisas como doce de leite, pastas e outros ingredientes que precisam se manterem gelados, tambem coloco latas de creme de leite as vezes alguma receita pede que estejam gelados.


 
eu tiro os ovos das embalagens que vem do mercado e guardo um pouco na geladeira e outros na bancada, NUNCA lavo os ovos para guardar, pois a casca pode ficar porosa e a salmonela que fica na casca contamina os ovos, lavo SOMENTE na hora de usar 




numa gaveta coloco linguiça defumada e massas frescas...

no gavetão laranjas e limões todos lavados






no freezer separo saquinhos de alimentos como mandioquinha cozida..etc..

de um lado somente frango




peixes, frutos do mar etc...ficam em um compartimento separado para nao dar cheiro em nada




Paes de queijo na porta do freezer...


Espero que tenham gostado meninas, em breve escreverei um post somente com cardapios para voce se inspirar!

beijo grande

Keli
11 comentários