Blogger Widgets

memórias: vende-se chup chup

Quero resgatar minhas memorias no blog e nesse calorzão resolvi fazer um agrado para os meninos e  me peguei lembrando de uma historia da infancia...


Cresci na periferia de SP, um bairro pobre, sem muitos recursos mas com familias trabalhadoras e honestas, fui muito feliz lá, tive momentos de muitas alegrias e fui criança de verdade, dessas que  passa o dia na rua brincando e antes de entrar em casa tem que tomar banho na mangueira do quintal de tão suja que estava....

Aos 10 anos "abri" meu primeiro negocio, na dureza da vida...meu pai ganhava para comer e olhe lá, então dinheiro para comprar pipa, linha, bola e afins era escasso, o jeito era se virar, comecei a fazer em casa chup chup, aqueles geladinhos sabe?! claro que usava pó de Kisuco , aquele que voce tomava e ficava com a lingua na cor do "sabor" o dia todo e que toda mãe da época dizia que dava cancer...e ninguem ligava porque ninguem ainda sabia o que era cancer mesmo... e tomava mesmo assim...e vendia viu, vendia muito, eu chegava da escola e ja era molecada no portão comprando chup chup, e acabava e eu corria no bar e comprava mais saquinho e mais Kisuco e a produção ia..e eu feliz da vida...



Naquela época que freezer nao tinha nem nas casas das novelas, eu guardava minha produção naquela parte da geladeira Prosdocimo da minha mãe que se chamava congelador, todo dia ele acordava colorido e no final do dia já não tinha mais nada de chup chup...vendia era tudo!

Mas ai...meu pai gasturou com aquela molecada no portão, toda hora bantendo palma pedindo o gelinho e ai colocou todo mundo pra correr e lá se foi minha clientela comprar com a menina da esquina que de olho nas minhas vendinhas ja tinha aberto um negocio tambem....e o dinheirinho da pipa, da rifa e da bola daquele mes se foi....



Mas, eu tinha um vizinho, gordinho, que se chamava Fernando (é carma viu) e a gente brigava tanto mas tanto que todo mundo dizia que a gente ia era casar um dia, e ai eu choramingando pra ele que meu pai tinha fechado meu negocio super produtivo de " gelattos", mimimi daqui e de la....e eis que ele me propos sociedade, sim, aos 10 já tinha socio e ja comecei a pensar grande, em expandir os negocios, quem sabe sair vendendo na rua com uma caixa termica depois da aula Fernando! ai que sonho! será que mãe deixa?! ahh eu vou tentar! quem sabe a gente começa a fazer uns de Tang hein!? Ja pensou?! E o dia que a gente puder fazer uns com leite Keli?! Vixi Maria Fernando, nesse dia já vou ter comprado é toda fabrica de bola pra mim e meu irmão!


E assim foi, fazia chup chup na casa do vizinho, e ele ficava encarregado de atender a meninada, guardar o
dinheiro e a gente depois dividia na maior das inocencias os lucros, quando eu estava em casa sabia que o produto estava vendendo porque ouvia a campainha da casa dele tocar toda hora, e ficava feliz da vida que tava tudo bem, vendendo... e foi-se assim por meses, e claro que o dinheirinho mal dava pra comprar uma pipa, mas a gente era tão feliz, tão criança, tinha sonhos, quem sabe....um dia sair daqui...ohh meu Deus, como criança nao sabe de nada ne?!

A sociedade ia bem até o dia que eu descobri que ele tava comendo era o estoque todo, sim! Porque o dinheiro não entrava, ele vivia com a boca manchada de Kisuco de morango, a campainha não parava de tocar e cade o dinheiro pra comprar aquela Peposa que eu queria no dia das crianças?!

Ai foi um cacete, e briga daqui e briga de lá, e teve até tapas com direito a rodinha de meninada...com pega no cabelo! morde! morde! morde!....acabou-se a sociedade....e a gente dividiu os chup chup que ainda tinha na geladeira da casa da mãe dele.. e ficou um de bico para o outro....uma semana depois tava todo mundo de novo jogando bola na rua...jogando taco com a lata de oleo vazia e uns pedaços de pau na mão...correndo sem camiseta....sem malicia, o dia todo.....sentado na calçada no final da tarde, tomando um chup chup que a gente tinha comprado na concorrencia no final da rua...todo mundo feliz, sendo criança, sonhando, como tem que ser...

Hoje, fiz geladinho para os meninos, enchi o freezer com chup chup de manga, de abacate com leite, de coco com leite moça e de morango, quando eles chegarem da escola, vou sentar no quintal...ligar a mangueira pra eles brincarem, vou pegar uns geladinhos e dar umas batidinhas neles na quina do degrau da escada, pra ficar molinho...para os meninos comerem...e sentirem aquele gosto do qual nunca me esqueci....o gosto de ser feliz na infancia com o pouco...muito pouco!

Faça voce tambem, resgate um pouco da sua infancia....voce vai precisar de saquinhos de geladinhos, um funil, sucos de frutas, imaginação para criar sabores, paciencia e um espaço no freezer...seus Pequenos irão amar....faz bem lembrar...







grande beijo e até mais...

Keli Manara





12 comentários:

  1. Você me fez lembrar da minha infância onde tomei muito geladinho. Amei o post de hoje!!!
    Nos éramos felizes e não sabíamos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post de hoje. Me fez recordar da minha infância. Feliz com coisas simples, muito diferente de hoje que se tem um alto consumismo entre as crianças e ipad, iphone, iphode, i….
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindoooo.. emocionei..! lembrei da minha infância! Bons tempos!

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindoooo.. emocionei..! lembrei da minha infância! Bons tempos!

    ResponderExcluir
  5. ô saudades que eu tava desses textos.. beijos ana BH

    ResponderExcluir
  6. ....lembrou minha infância, chupchup e banho de mangueira.

    ResponderExcluir
  7. .. AHHHHH delicia, lembrei da minha infância, banho de mangueira e chuchup.

    ResponderExcluir
  8. Olha Keli.... não te conheço, mas sempre me faz chorar qdo leio suas historinhas e vejo suas postagens fofas... vc é uma pessoa linda e me fez lembrar da minha infancia qdo vendia geladinho na minha casa tb eu tinha no máximo 9 anos e minha mae resolveu ajudar meu pai no orçamento de casa ela ja fazia de frutass frescas e tinham um sabor maravilhosooo a cidade ia atras do geladinhos lá em casa..... obrigada por ver fazer viajar.... vou fazer pra Eloah amanha mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que post lindo !!
    Amei , fiz uma viagem agora a minha infância, até a briga com o Fernando me fez lembrar uma que tive com uma amiga tbm...kkkkkk! Coisas de crianças!
    Amei o post e a dica ! Na minha cidade tbm é chup-chup, aqui onde estou agora é dim-dim!!
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo esse post eu me reportei a minha infância de qdo eu corria o dia todo na rua da minha avó, que era chão de terra, e tb tomava banho de mangueira....tão bom!!

      Excluir
  10. Nossa! Amei o blog, o site! amei tudo! e lendo tudo isso me levei a uma infância bem parecida, igual na verdade....

    ResponderExcluir

Comentarios anonimos sao liberados, o blog possui ferramenta de rastreamento de IP e de usuarios cadastrados com contas Google.